O Eremita

Cada um de nós gostaria, com certeza, de viver intensa e plenamente, só que não se apercebe da freqüência com que nos perdemos no caminho. A vida tem um sentido de tempo e limite e nada pode ultrapassar o tempo determinado, já que tudo está em constante movimento. Só se consegue viver em plenitude buscando autenticidade e esta é, talvez, a única forma de um ser poder ajudar o outro – tornando-se o exemplo. Toda vez que alguém procura encontrar a luz interior refletida fora de si, estará deixando de ser ele mesmo, perdendo, por conseguinte, a própria individualidade.
Na etapa do Eremita, o homem busca não mais a glória e o sucesso, mas apenas a satisfação de poder realizar-se internamente como ser humano. É também a hora de intensificar seus conhecimentos a fim de passá-los a quem estiver na mesma senda. No entanto, quando visto por um ângulo desfavorável, O Eremita pode indicar atitudes opostas, como a desconfiança e a imprudência.
Podemos concluir que a solidão, tão difícil de ser vivenciada, aparece como o grande desafio do Arcano IX, ensinando-nos que o isolamento é um poderoso aliado na evolução da alma, da mente e da própria personalidade.

Descrição da carta

A longa e pesada túnica do ancião significa algo escondido ou secreto e acentua sua aparência cansada, sem que isso o impeça de caminhar, embora a passos lentos. Com ele aprendemos a capacidade de saber esperar, de sermos calmos e prudentes.
A lanterna em sua mão traz-nos uma mensagem: Não adianta acender luz para buscar algo que não esteja dentro de si.
O número 9 é o último dos algarismos e reflete a imagem dos três níveis: espírito, intelecto, matéria. É um número enigmático, sempre retornando a si mesmo. Exemplo: 1+2+4+5+6+7+8+9=45=9. Igualmente, 9+9=18=9. Os dígitos de l a 9, multiplicado por 9, sempre resultam em 9.
Segurança, proteção e abrigo são as representações da letra hebraica TETH, relacionada ao nono Arcano do Taro. Está no grupo das doze letras simples.
Na mitologia grega é Cronos, implacável deus do tempo.

Palavras chave

Pessoa intuitiva, misteriosa, sábia, madura, solitária, introvertida, discreta, estudiosa. Esterilidade, coisa guardada ou escondida. Pessoa só, mas plena de vida interior.

Lição do Eremita

Buscar a sabedoria interna.

Meditação

Um ser pleno nunca se sente só.