O Enforcado

A carta XII retrata um homem pendurado de cabeça para baixo impossibilitado de se movimentar. Será que ele assim se colocou por vontade própria ou ele assim se encontra por imposição de alguma circunstância?
Na verdade, podem ocorrer as duas coisas. Muitas vezes o homem toma uma direção errada na vida e vai precisar de um tempo de reflexão, pois nesta fase ele será incapaz de perceber o melhor caminho a seguir. Ou então ele se vê forçado a ficar inerte, aguardando acontecimentos que possam resolver suas questões, mas que absolutamente não dependem de nada que ele possa fazer no momento.
Outra dificuldade a ser trabalhada no Arcano XII é o fato de termos que abrir mão de padrões estabelecidos ou outra coisa qualquer, tornando-se este um momento difícil de ser entendido, porque o homem está sempre apegado a tudo. Filosofias e religiões debatem este tema, mostrando a dificuldade com que lidamos com o assunto e indicando formas de nos libertarmos dos apegos.
Porém, nosso potencial de doação ainda está aquém das nossas possibilidades,
É desaconselhável tratar de negócios e situações financeiras na fase do Arcano XII porque ele sugere fraudes e traições. Por outro lado, mostra mudanças próximas e indica pessoa piedosa, capaz de participar do sofrimento alheio, ou seja, representa perda nos assuntos matérias e ganho nos assuntos espirituais.

Descrição da carta

De cabeça para baixo e pernas para cima, por certo a visão que se tem do mundo difere totalmente da realidade. A posição em que se encontra o Enforcado é bastante desconfortável e indica dependência de soluções que estão fora de seu alcance, o que gera sentimentos aflitivos como ansiedade e angústia.
LAMED, do grupo das doze letras simples do alfabeto hebraico, é a correspondente ao décimo segundo Arcano do Taro.
Na mitologia grega, Prometeu é um titã que roubou o fogo dos deuses para dá-lo aos homens. Com isso provocou a ira de Zeus e foi por ele castigado.
A mitologia nórdica tem o seu correspondente em Odin, que deu aos homens o conhecimento das runas, e foi igualmente castigado.

Palavras chave

Sacrifício consciente, nascimento, entrega, devotamento, renúncia, perfeição moral, idéias bem dirigidas, sensibilidade, transição, ansiedade, tédio, perdas matérias, sofrimento.

Lição

Aprender a abrir mão.

Meditação

Aprender a conviver com os limites.