A Sacerdotisa

A Sacerdotisa é a essência feminina – passiva, reflexiva, yin, água, lua, intuição. A natureza da mulher é melancólica e inconstante como a lua.
Enquanto O Mago propaga o espírito divino, A Sacerdotisa recebe-o em seu ventre, gera, alimenta e protege. Assim como O Mago representa o poder quente e luminoso do fogo, A Sacerdotisa representa o poder frio e fluídico da água: Sol e Lua. A divindade manifesta-se pelo princípio criativo do Mago e pelo princípio receptivo da Sacerdotisa. Ambos se completam.
Psicologicamente, ela é a ligação entre o consciente e o inconsciente. Os segredos que ela guarda só virão à tona com o movimento de extroversão da carta XX, O Julgamento. Em oposição vai mostrar atitudes egoístas e superficiais.
No dia a dia, A Sacerdotisa aponta-nos um período de recolhimento, onde será trabalhado seu interior e desenvolvida sua intuição, condições necessárias ao desenvolvimento da alma.

Descrição da carta

A ligação com o divino é mostrada pelas estrelas ao alto. Sua vestimenta é ampla, cobrindo-lhe todo o corpo, num sinal de quem esconde algo e não está disposta a revelações, pois mantém a chave em seu peito, mostrando que ela é a dona desse segredo. Seus cabelos abundantes e a cabeça encimada pela lua são sinais marcantes da sua feminilidade, evidenciados pela beleza de sua postura e porte atraente. Ela é meiga e delicada, atributos geralmente associados à mulher. Sua expressão facial é doce e ao mesmo tempo severa. Atrás dela estão as colunas do templo de Salomão (o rei sábio), Jaquim e Boaz, simbolizando dualidade; as pontas em seta apontam para cima numa alusão ao poder que vem do Alto.
O número 2, representado por duas linhas paralelas, é o símbolo da dualidade – yin/yang, vida/ morte, luz/sombra, etc. Assim como a Natureza é o reflexo de Deus, o dois é o reflexo do um. Como linhas paralelas não apresentam um fim, o símbolo pode mostrar também que o assunto em pauta carece de uma complementação. Daí algumas vezes a necessidade de se buscar uma outra carta para fechar a leitura.
Sua letra hebraica é Beth (do grupo das 7 letras duplas), guardiã do mistério da Criação. Está ligada ao estômago que rumina os alimentos, assim como o pensamento rumina as ideias.

Palavras chave

Sabedoria, discrição, estudo, silêncio, resignação, paciência e intuição.

Lição

Já que tem acesso a seus poderes intuitivos, desenvolva-os e confie neles. Procure a água, ela traz tranquilidade e energia.

Meditação

Do silêncio vem a sabedoria