A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna é representada pelo círculo, a forma geográfica perfeita, símbolo da eternidade, sem começo nem fim.
Esta roda mantém-se numa atividade constante, movida pelo princípio da mudança, a comandar o destino dos homens.
O seu aparecimento num jogo de Tarô mostra a necessidade premente de uma mudança, que leve ao consultante uma situação melhor que a atual. Sua atuação pode ser benéfica ou não, dependendo da influência das cartas que a acompanham.
A roda do Tarô é comparada a uma mandala, figura geométrica circular, que há milênios vem sendo usada pelos orientais na prática da meditação.
Em seu incessante girar, ela aciona a dupla condição em que vivemos, trazendo alegria e tristeza, coisas boas ou más, ininterruptamente sempre girando, fazendo da vida uma eterna alternância. A cada confronto com ameaças mais fortes, sejam de alegria ou de dor, é bom ter em mente que isto também passará. A roda vai girando e tudo que é bom pode despencar. Já diz o ditado popular: “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe”. O mais importante é aprender a não se identificar com os acontecimentos, apenas separar-se deles, não se envolver, porque os acontecimentos não são você, eles são unicamente uma fase de vida.

Descrição da carta

A criança simboliza o princípio da vida, o sol, emanador de energia, no início de sua trajetória pelo Zodíaco. O homem velho mostra o fim do percurso, o fim da vida, mas como a roda não pára de girar, tudo recomeça dando continuidade aos eternos ciclos.
A letra hebraica correspondente ao décimo Arcano do Tarô é IOD, a primeira manisfestação divina, de onde se originaram todas as outras. Pertence ao grupo das doze letras simples.
Na mitologia grega, as Moiras são as deusas manipuladoras da roda da vida, aquelas que tecem o destino dos homens.

Palavras chave

Mudanças, fortuna, acontecimentos inesperados, inconstância, interrupção, repetição, boa sorte ou má sorte.

Lição da Roda da Fortuna

Todo acontecimento pode ser bom ou não, depende da forma como o recebemos.

Meditação

A verdadeira fortuna está em seu coração.