A Justiça

Causa e efeito é a lei da natureza ligada ao carma e à carta VIII. Isso lhe confere uma enorme responsabilidade por ser, a partir dessa etapa, o momento em que a consciência percebe a necessidade de analisar os próprios atos em busca de um equilíbrio, porque não mais se pode olhar o caminho já percorrido e ignorar os fatos. É a hora da cobrança. E é neste momento que se faz um balanço do comportamento a níveis físico, mental e emocional porque é chegada a hora da colheita. O que se plantou será colhido e se a semeadura não for satisfatória, o fruto será amargo.
Todo homem passa por um série de experiências que irão contribuir para a formação de sua personalidade e A Justiça representa o início deste processo, enquanto fonte de equilíbrio e lucidez mental.
Sua aparição num jogo de Tarô indica que os sentimentos devem ser ajustados, que a mente deve estar em equilíbrio e que precisamos agir sem paixão ou que esta percepção se ressente de uma clara visão da experiência.
Para haver sabedoria no ato de julgar é necessário já se ter vivenciado a etapa do Arcano VI – o conhecimento da capacidade de decisão.

Descrição da carta

Observem a imagem: a venda em seus olhos e seus pés descalços representam a imparcialidade do seu julgamento. Nada afeta sua postura, ela é inflexível, rígida, severa, não se deixa dominar pelas emoções e avalia objetivamente qualquer situação.
Em uma das mãos segura uma espada, símbolo da mente clara e lógica, bom raciocínio e sagacidade. Na outra, uma balança, onde todos os atos devem ser submetidos a julgamento. Não lhe importa, realmente, o ganho ou a perda e sim, uma justa solução.
O número 8 representa, na Criação, um processo sem começo nem fim, o eterno reflexo do mundo divino no mundo material.
Cheth, a oitava letra do alfabeto hebraico, está ligada à Justiça, por mostrar que tudo pode ser submetido a cultivo, desde os atos externos, até o mais profundo dos sentimentos
Atena, a grande deusa da guerra da mitologia grega, é a imagem da verdadeira justiça,por sua mente clara, lucidez e diplomacia. Na verdade, não são seus atributos marciais que lhe conferem este título, mas sua capacidade para as estratégias mentais.

Palavras chave

Discrição, cautela, harmonia, equilíbrio, cumprimento da lei, sobriedade, processos, disciplina, predominância do racional, forte estrutura, casamento legal, poder, cortes, lutas, excesso de severidade.

Lição de Justiça

Saber usar a lei do equilíbrio é um dom.

Meditação

Como está semeando seu campo?