A Força

Espírito, matéria são, talvez, a mais difícil das dualidades que enfrenta o ser humano. A constante luta entre os opostos gera conflito.
Ao mesmo tempo que o homem vive o lado animal (o corpo físico) percebendo-lhe as exigências, ele sabe, mesmo que por vezes só inconscientemente, que algo maior dentro dele busca um meio de aquietar os instintos, visando a uma vida mais harmoniosa. Instinto reprimido é como água represada, se a represa rompe-se inesperadamente, os estragos serão irremediáveis. Assim, não é ignorando a vida instintual que se consegue viver bem, mas aprendendo a controlá-la pela força espiritual, amorosamente, como nos mostra a imagem da carta XI.
Mas se o homem viver só para satisfazer as necessidades do corpo, estará igualando-se a qualquer animal, que apenas come, dorme e se reproduz. Este é o dharma animal. O dharma do ser humano diferencia-o dos outros animais, levando-o a buscar a união do seu eu superior com a divindade.
Vista sob outro ângulo, a carta XI pode demonstrar fraqueza, repressão, insensibilidade. Impera o medo em vez da coragem, porque a natureza fraca ainda não foi superada.

Descrição da carta

Este Arcano é também chamado A Força Sutil, por razões explícitas na imagem retratada. Uma doce figura feminina domina um leão. Percebe-se que nenhum esforço físico desprende-se da moça, que transmite tranqüilidade, porque sua força para domar a fera é a força mental, espiritual e não a física.
Esta cena mostra os opostos: a pureza, o amor, representados pela mulher; e os instintos, representados pelo leão. Assim, a força do amor precisa superar os instintos a fim de se ter controle sobre a própria vida.
Por sua pureza, a mulher representa uma donzela. Ela está usando um colar que tem a forma do símbolo do infinito, o mesmo quê aparece na cabeça do Mago, mostrando, em ambos, a ligação com os planos superiores, a forma elevada de vida.
Kaph é letra hebraica correspondente ao 11° Arcano. Faz parte do grupo das sete letras duplas e representa uma indicação de força nos três planos: Força Divina, Força Humana e Força da Natureza.
O herói mitológico ligado ao Arcano XI é o famoso Héracles (Hércules para os romanos), que enfrentou o leão de Neméia numa luta que simboliza a conquista do domínio da personalidade e que faz parte da façanha conhecida como “Os doze trabalhos de Hércules”.

Palavras chave

Conhecimento, pureza, força sutil, domínio da situação, autoconfiança, carisma, vitalidade, convicção, virilidade, poder de direção, reconciliação com o inimigo (que pode estar em si mesmo).

Lição

Trate com carinho a sua fera interior.

Meditação

Um gesto amoroso é mais convincente do que um ato agressivo.