A Estrela

Após a desolação deixada pela violência da carta XVI, o homem precisa reencontrar-se, buscar internamente um verdadeiro sentido para a vida e readquirir a autoconfiança. Acima de tudo manter a fé em si mesmo, acreditar em seu potencial e prosseguir com otimismo e esperança.
A Estrela reina sobre a terra e sobre a água, derramando na humanidade uma luz suave com grandes poderes de cura. Este duplo contato simboliza a grande energia e força curadora que nos é dada pelo Cosmos, permitindo,assim, a fertilização, o progresso, o desenvolvimento.
A nudez da mulher da carta XVII mostra a pureza, a exposição da personalidade como ela é, sem retoques, sem mistérios, simplesmente autêntica. Aqui o ser já chegou a um estágio de não querer mais esconder suas imperfeições nem tão pouco ressaltar suas qualidades. Ele apenas é. Trabalha com a verdade. Este ato de tirar as máscaras é o que o fortifica e valoriza, pois a partir daí desenvolve uma compreensão que o leva a ter uma visão mais nítida do meio que o cerca.
Entretanto, essa nudez também pode ser vista (em posição de dificuldade), como fragilidade, falta de proteção, frustração e incompetência para enfrentar a vida.

Descrição da carta

A Estrela mira-se nas águas como se fosse um espelho. Toma consciência da própria beleza porque se trata da beleza interior, que será cada vez mais desenvolvida com a finalidade de evoluir espiritualmente e ter condições de dar proteção, orientar e conduzir.
As oito estrelas, que circundam sua cabeça, mostram que as leis da natureza e do equilíbrio são aqui devidamente respeitadas e acentuadas. Sua expressão é de tranqüilidade, o que nos inspira a conduzirmos a vida de maneira mais calma e coerente. Hoje o homem está sempre com pressa, stressado e tenso. Precisa aprender com A Estrela. Precisa olhar para o céu, perceber a grandiosidade do universo sentir-se feliz por fazer parte, ele mesmo, dessa inteligência Cósmica.
A Estrela corresponde à letra hebraica Phe, que significa boca com língua ou boca que fala. Esta boca expressa a linguagem da esperança e da intuição, que deve ser desenvolvida para facilitar o entendimento homem/natureza.
Na mitologia grega, A Estrela está associada à Pandora, criatura de rara beleza e inteligência, porém irresponsável.

Palavras chave

Influência positi vá, esperança, otimismo, autoconfiança, novas oportunidades, intuição, prosperidade, fertilidade, pureza, autenticidade.

Lição da Estrela

Sem otimismo a vida;não evolui.

Meditação

Eu sou o reflexo do meu eu interno.