O Santo

www santo expeditoDiz a lenda que, no momento em que Expedito resolveu se converter ao cristianismo, um corvo inspirado pelo diabo teria rondado sua cabeça e grasnado repetidamente “eras, eras, eras”. O barulho feito pela ave lembra a palavra latina que significa “amanhã”. O soldado teria entendido que a ave o aconselhava a deixar aquela decisão para depois. Decidido, Expedito teria pego o corvo em pleno voo, esmagado-o sob os pés e dito: “Hodie!” — Hoje!
Desde então, ele é ligado ao lema “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, e por isso tornou-se o. santo das causas imediatas, que têm de ser resolvidas aqui e agora. Santo Expedito é o padroeiro dos militares, estudantes, viajantes e também é o patrono das causas urgentes.
Sua imagem é associada à de um soldado, vestindo túnica curta, recoberta por uma armadura, e calçando sandálias romanas bem fechadas. Nos ombros, traz um longo manto, geralmente na cor vermelha. A seus pés, quase sempre ao lado de sua perna esquerda, há o capacete usado pelos militares romanos de sua época. Em uma das mãos — a direita, quase sempre —, costuma trazer uma cruz, com a inscrição “hodie!”, numa referência ao que ele teria dito ao corvo amaldiçoado que, nas imagens, costuma estar sob um de seus pés, esmagado, grasnando “eras”.
Na mão esquerda, santo Expedito traz uma palma, símbolo dos mártires, que também representa a vitória sobre o inimigo e que, para os cristãos, passou a representar um sinal da vitória espiritual sobre a morte. Sua postura indica que o santo está pronto para a ação, para responder com prontidão e rapidez a todos os fiéis que procurarem por ele com algum problema urgente.