Características do Tigre

Rebelde, altivo, aventureiro e indisciplinado — assim é o tigre. Despreza a autoridade estabelecida, as hierarquias e os espíritos conservadores. Constantemente revoltado contra seus superiores, detesta obedecer — mas faz-se obedecer e respeitar. É um líder natural, a cujo magnetismo é difícil resistir.
Não confia em ninguém e procura estar sempre na vanguarda dos movimentos. Mas, como todos os chefes, nem sempre merece a confiança que lhe é atribuída. Quanto grita Avante — seja na guerra, no amor ou nos negócios – provavelmente ainda não terá pesado as consequências da ação que pretende. É aconselhável pensar bem antes de segui-lo e, melhor ainda, tentar retê-lo, pois pode se destruir por um erro insignificante. O tigre poderia estar arrastando os outros a uma catástrofe. Gosta tanto da vida arriscada, que chega a ser inconsequente. Se conseguir conhecer seus próprios limites e escutar conselhos prudentes antes de agir, pode alcançar os maiores êxitos.
Violento, teimoso e arrebatado, o tigre manifesta acentuadas preocupações humanísticas. É capaz de entregar-se a uma causa até a morte, mesmo em função de pessoas que não conhece. Constitui-se num revolucionário em potencial. Egoísta nas pequenas coisas, mostra-se comple-tamente desinteressado em se tratando de atos importantes.
Sendo um versátil homem de ação, sente-se inclinado para todas as atividades que comportem riscos, demonstrando sempre uma grande capacidade de trabalho. Este espírito obstinado vale também para as mulheres tigre, pioneiras no lançamento de uma ideia, dispostas a declarar guerra contra antigos costumes e a batalhar pela conquista de seus direitos.
Paradoxalmente, o tigre pode hesitar diante de uma decisão importante, até que seja demasiado tarde para torná-la.
O dinheiro não o interessa especialmente, mas, entre suas possibilidades, está a de fazer uma boa fortuna.
A sorte acompanha o tigre. Para os povos asiáticos, é um signo excelente, pois representa o maior poder terrestre (talvez pelo fato do tigre não temer os outros animais, com exceção do búfalo, do elefante e do rinoceronte) e é considerado o símbolo de proteção para a vida humana. Sua presença num lugar afasta as grandes calamidades: os ladrões, o fogo e os espíritos malignos. No entanto, se existirem dois tigres numa mesma casa, um deles deve se afastar dali. É também o signo dos destinos excepcionais e das situações inesperadas.
Habitualmente solitário, o tigre é um ser sensível e emotivo, inclinado à meditação profunda. Tem uma grande capacidade para o amor e é excessivamente passional: por isso poucas vezes conhece a felicidade no plano sentimental. A mulher tigre costuma viver numerosas aventuras, muitas da quais terminam mal.
Deve unir sua vida à do cavalo (honesto em seus princípios), ao dragão (que lhe traz força e prudência) e ao cachorro (fiel ao seu lado, na defesa das grandes causas).
Deve evitar a serpente, que não o compreende, por ser demasiadamente moderada. Também com o macaco, mais esperto do que convém ao tigre, a união não dá certo. Tanto no amor como nos negócios, está em perigo permanente junto ao macaco, devendo desconfiar deste signo — que tem grande habilidade em enganá-lo.
Tampouco é aconselhável para o tigre associar-se de qualquer maneira ao búfalo. Se os dois encontrarem sob o mesmo teto, o tigre deverá sair antes de ser aniquilado.
Quanto ao gato, nunca -faz boa parceria com o tigre. Afirma a crença popular que o gato trepa numa árvore para aborrecer o tigre, já que este hão pode segui-lo por ser muito pesado. Então, vê-se obrigado a aguentar que, do alto, caiam em suas narinas os excrementos do pequeno felino. Apesar de tudo, os dois se compreendem, pois pertencem à mesma família.
A primeira fase de sua vida transcorrerá tranquilamente. A segunda será apaixonada e violenta, tendo que resolver toda sorte de problemas financeiros, conjugais, sentimentais e familiares. Serão muitas as dificuldades neste período de sua vida. Deve procurar soluciona Ias com habilidade, pois suas consequências podem recair sobre a terceira fase. Mas, se chegar à velhice, acabará por encontrar a paz.
Sua vida pode ser totalmente diferente se tiver nascido de dia ou de noite. Se chegou ao mundo amparado pelas sombras noturnas — e principalmente perto da meia-noite – estará salvo das dificuldades e sua vida será menos agitada. Mas, se nasceu depois do amanhecer ou perto do meio-dia, levará uma vida arriscada, apaixonada, violenta e cheia de graves perigos.
De qualquer forma, seja tigre da luz ou das sombras, não conhecerá o tédio nem a tranquilidade – também, não os deseja. Procura uma existência acidentada, passional e fascinante e assim a terá. Sua necessidade de riscos o levará a arriscar a própria pele constantemente. É homem de mortes violentas.

Personalidades célebres pertenecentes a este signo

HO-CHI-MIN – Libertador e primeiro presidente do Vietnã do Norte.
DUNCAN, Isadora – Bailarina americana, inovadora do bale.
CHAVES, Jucá – Compositor, cantor e humorista brasileiro.
POLO, Marco – Viajante e explorador veneziano da Idade Média.
ANDRADE, Oswald de – Escritor modernista brasileiro.
TIRADENTES (Joaquim José da Silva Xavier) – Líder e primeiro mártir das lutas pela independência do Brasil.

Signo Tigre