Características do Gato

Para os japoneses, o signo do gato é representado pelo coelho. O gato – ou o coelho — é feliz, alegre e sociável. Dotado de grandes qualidades, não pode ser ignorado: fala bem e sabe se dar valor. Ama o convívio social e consegue contentar a todos com sua companhia, muito agradável. Adora as reuniões e gosta de receber visitas em sua casa. Muito refinado, chega até a ser considerado esnobe por alguns que o conhecem. Mesmo sendo discreto e reservado, é um pouco fofoqueiro, mas o é com sutileza, tato e prudência. Quando tem algo desagradável a dizer para os outros, o gato custa a fazê-lo.
Seu principal defeito é a superficialidade, que também afeta profundamente suas qualidades. Dono de um caráter vivo e rico, o gato costuma ostentar uma cultura facilmente adquirida, chegando ao ponto de estudar a fundo alguns temas com o único objetivo de brilhar na sociedade, enquanto continua ignorando uma série de assuntos de maior importância.
Por ser prudente, o gato nada faz sem antes considerar os riscos de sua ação. Por sua prudência — e também por sua ambição sem excessos — ganha a admiração e a confiança dos demais. Dificilmente fica nervoso e quase sempre se mostra calmo e pacífico frente às mais diversas situações.
O gato é conservador, materialista e egoísta. Detesta absolutamente tudo o que venha perturbar sua quietude ou que possa lhe trazer algum tipo de problema. Sente uma necessidade imperiosa de conforto e de segurança. Costuma compadecer-se mais de si mesmo do que dos grandes males da humanidade. A guerra e a fome não o afetam, a não ser quando as sente em sua própria pele.
No plano económico, não tem com que se preocupar. Não chegará a ter muitas posses, mas sempre contará com a solidariedade dos outros.
É hábil para os negócios e aqueles que firmarem um contrato com o gato não devem voltar atrás. É um bom especulador e tem o dom de detectar as boas oportunidades. Este gato tranquilo é um brilhante homem de negócios. Consegue triunfar nas atividades comerciais e nas funções que requeiram bom gosto. Em certos casos, é aconselhável que consiga um emprego seguro numa grande empresa. Entre suas possibilidades, estão também as carreiras jurídica, diplomática e política. Para levá-las a bom termo, duas condições são imprescindíveis: que sua vida não seja perturbada e que a atividade escolhida seja tranquila.
As mulheres deste signo brilham em todas as tarefas que exijam bom gosto, pois são donas da habilidade de anfitriãs e têm boa apresentação. O homem político agiria com grande sabedoria, se escolhesse uma mulher gato para acompanhá-lo: discreta e sociável, ser-lhe-ia de grande auxílio com sua simples presença, e ficaria satisfeita por estar em evidência.
O gato chora facilmente, mas se consola com a mesma rapidez. A melancolia das mulheres deste signo é uma de suas principais armas de sedução.
Se, por um lado, o gato se mostra profundamente afetuoso e prestativo com as pessoas de quem gosta, por outro considera seus parentes como estranhos. Não tem espírito de família e nada lhe custa separar–se dos seus, para dedicar-se àqueles cuja amizade escolheu. A mulher deste signo possui um espírito maternal muito limitado, embora sempre cumpra com o seu dever.
O gato, quando ama, costuma ser fiel.
Faz bom par com a cabra e sabe apreciar seus dons artísticos. Também lhe convém unir seu destino ao do cachorro honesto ou ao do porco escrupuloso.

O galo o irritará profundamente com suas fanfarronadas e o rato deve ser evitado como uma peste.
Suas relações com o tigre, sejam sentimentais ou comerciais, são muito tensas. Mas, sendo ambos da mesma família, o gato compreende o tigre e não o teme.
O gato terá uma existência tranquila ao longo das três fases de sua vida, sob uma condição exclusiva: a de não deparar-se jamais com uma situação excepcional, um acontecimento dramático ou um obstáculo intransponível. As guerras, revoluções e as catástrofes não foram feitas para ele, e tampouco a adversidade. Tudo aquilo que possa alterar sua quietude não lhe é aconselhável. Se não tiver forças para resistir, o gato poderá ficar louco, suicidar-se ou declarar-se vencido, transformando-se numa ruína humana.
Os povos asiáticos olham o gato – ou o coelho — com desconfiança. A crença popular diz que os bruxos se transformam em gatos. Durante a Idade Média, na Europa, era comum queimá-los vivos, pois pensava-se que tinham pacto com o diabo. Contudo, não parece merecer tão má reputação: os egípcios o adoravam como a um deus. Sua capacidade de proteger as colheitas contra pássaros e ratos fez com que passasse a ser considerado um animal sagrado.
Seja bruxo ou homem, não se pode negar que em seu olhar brilha algo misterioso, como se escondesse uma verdade que não está disposto a revelar. Sua aparente debilidade pode transformar-se em uma força terrível.

Personalidades célebres pertenecentes a este signo

BUENO, Maria Ester – Tenista brasileira, duas vezes campeã mundial.
WELLES, Orson – Ator e cineasta americano.
PORTINARI, Cândido — O mais famoso pintor modernista brasileiro.
VITÓRIA – Imperatriz inglesa, que imprimiu a seu governo um cunho autoritário e conservador.
STALIN, Joseph — Político e ditador russo, consolidou o comunismo em seu país.
STHENDAL — Escritor francês que participou das guerras napoleônicas.