Características do Cachorro

Os traços mais nobres da natureza humana encontram-se reunidos neste signo. Leal, fiel e honesto, o cachorro possui um profundo sentido de dever. Sempre se pode contar com ele, pois jamais se recusa a ajudar os que precisam e é incapaz de qualquer traição. Faz tudo o que pode pelos outros, e seu devotamento pode chegar até a abnegação. Essa sua maneira de ser, entretanto, prejudica muito sua própria vida pessoal, porque dela advém um crescente desgaste interior. Merecidamente, inspira confiança, e todos que o conhecem o têm em alta estima.
Toda e qualquer injustiça revolta o cachorro, que fará o que for possível para remediá-la. Reage sempre com coragem diante de atos de injustiça, ainda que com um sabor de fastio. Ao longo da história da humanidade, os campeões da justiça, em sua maior parte, têm pertencido a este signo.
O cachorro sofre porque existe a miséria e a fome no mundo, porque existem desocupados, guerras e bombardeios. Sofre pelo que pássou, pelo que passa e pelo que passará. Felizmente, quase nunca se mete em causas estúpidas. Seu espírito crítico, o sentido de ridículo e a inegável grandeza de espírito que o caracterizam o deixam a salvo da mesquinhez.
O cachorro nunca descansa. Sempre inquieto, mantém-se em alerta constante. É teimoso ao extremo e parece saber o que quer, revelando-se num magnífico estrategista sempre que as oportunidades se apresentam. Embora nem sempre demonstre, ele é dotado de profunda inteligência.
Ele é um ser anti-social, que se aborrece com as aglomerações. Pouco comunicativo, é muito raro exteriorizar o que sente, e só o faz quando percebe ser absolutamente necessário. Parece frio sentimentalmente, mas esta aparência não é verdadeira, posto que sua inquietude permanente o leva a duvidar tanto de seus próprios sentimentos, como dos alheios.
Frequentemente cínico, o cachorro é temido por seus comentários ásperos e desagradáveis. Manifesta, às vezes, certa tendência a prender-se aos detalhes, a criticar com ou sem propósito, buscando falhas de maneira sistemática: a grande verdade é que o cachorro é um grande pessimista, e não espera nada da vida.
A sorte quase nunca o acompanha: embora tenha oportunidades de êxito em diversas áreas, raramente consegue alcançar um sucesso total. Na maior parte das vçzes, ele é apenas parcial.
A discrição do cachorro é total e absoluta, e ninguém melhor do que ele sabe guardar um segredo. Poucos sabem escutar tão bem e tão pacientemente quanto ele. No íntimo, contudo, o cachorro detesta as confidências — tanto fazê-las, como ouvi-las.
Profissionalmente, ele pode vir a ser um sindicalista ativo, bom lí-a der na indústria, sacerdote ou educador. Qualquer que seja seu trabalho, leva consigo um ideal sério e original. Sabe manipular os homens, se necessário. As grandes nações agiriam com sabedoria se confiassem seus governos a homens deste signo, pois ninguém como eles possui tanta força de trabalho, aliada a tão pequena ambição pessoal.
Ao cachorro não interessa o dinheiro. E generoso e desinteressado, podendo facilmente prescindir do conforto material e, mesmo que chegue a fazer uso dele, nunca terá inclinação pelo luxo. Se, por outro lado, vier a enfrentar dificuldades económicas, mostrar-se-á mais capaz do que qualquer outro para conseguir o dinheiro.
No amor, também é honesto e lúcido. Ao longo de toda sua vida irá deparar com problemas sentimentais, que, de alguma maneira, ele mesmo provoca com sua instabilidade e inquietude constantes.
Pode ser feliz com o cavalo, que deixa a seu cargo as grandes causas, em troca de um pouco de independência.
Junto ao tigre, passa por inúmeras aventuras, combatendo lado a lado, em nome da justiça. Forçados pelas circunstâncias, frequentemente se tornam aliados, e o cachorro tende a seguir o tigre, permanecendo em segundo plano.
Mas é com o gato — tranquilo e alegre — que ele conseguirá encontrar certa paz.
O dragão é demasiadamente orgulhoso para aceitar o espírito crítico e a mordacidade que caracterizam o cachorro.
Quanto à cabra, não suporta seus caprichos, considerando-a interesseira e superficial. Seu caráter é incompatível com o galo.
A instabilidade está presente nas três fases de sua vida: infância inquieta, juventude difícil, idade madura enfastiada e derrotista, frente a todo o trabalho que ainda há por fazer. Sua velhice será cheia de pesar, por,não haver levado a cabo o que consideraria suficiente.
O cachorro nascido de dia é mais tranquilo que aquele que chegou ao mundo de noite, porque é sob as sombras noturnas que se torna guardião. Sempre alerta, com as orelhas em pé, não tem descanso. Passa o tempo todo ladrando, para afastar os intrusos — uma verdadeira vida de cachorro…

Personalidades célebres pertenecentes a este signo

ALEIJADINHO (António Francisco Lisboa) — Famoso escultor e arquiteto brasileiro, expoente do barroco mineiro.
BRECHT, Bertold — Dramaturgo alemão, autor de peças inovadoras, combatendo a alienação do espectador.
CHURCHILL, Winston — Estadista inglês, que governou durante a II Grande Guerra.
EISENSTEIN, Sergei – Cineasta russo, que deu nova dimensão à arte cinematográfica.
PIXINGUINHA (Alfredo da Rocha Viana Filho) – Compositor e instrumentista popular brasileiro.
SÔCRATES — Filósofo grego, que voltou o objetivo da filosofia para o ser humano.