Características da Cabra

A eterna hesitação e o constante pessimismo são dois dos traços mais característicos da cabra. Poucas vezes ela está contente com sua sorte, e gosta muito de lamentar-se, querendo que a orientem e que a aconselhem. Mesmo quando recebe uma ajuda efetiva nesse sentido, a cabra não consegue renunciar a suas dúvidas e indecisões. Nunca sabe que caminho tomar, e jamais assume responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida. A culpa nunca é dela: acha que tudo depende da sorte.
Por acreditar que tudo depende da sorte, a cabra sente-se atraída pela religião, pelo fantástico, pelo sobrenatural e pelas ciências ocultas.
Elegante, de maneiras discretas e delicadas, a cabra exaspera aqueles que a rodeiam com seus caprichos, com sua indisciplina e com seus atrasos sistemáticos (ela não tem nenhum sentido de horário). É também bastante absorvente, embora não tenha a mínima consciência disso, e adora os galanteios.
Sabe ser agradável, quando é de seu interesse. Aproveita-se dos outros e chega até a viver, em certos casos, à custa alheia. Em contrapartida, não tem independência e se adapta facilmente a qualquer modo de vida, contanto que tenha um mínimo de segurança. Ela deixa-se facilmente prender, mas puxa a corda para o seu lado. Afirma a sabedoria popular que a cabra amarrada em um pasto fértil mantém-se calma e comportada. Mas, se o pasto for árido, não pára de se queixar.
Carente de sentido de responsabilidade, de iniciativa e de força de vontade, a cabra necessita apoiar-se numa decisão sólida e realista, se quiser triunfar. Nunca chegará a ser protagonista, pois a iniciativa dificilmente parte dela. Pode dar a impressão de que comanda, mas rara-menfe engana: ela nasceu para obedecer. Pode ser eficaz como sócia, mas como chefe fracassa inevitavelmente.
Muito bondosa, a cabra costuma praticar atos humanitários e generosos. Compartilha de bom grado suas coisas com aqueles que são menos afortunados, mas, como ela não tem qualquer noção de propriedade, muitas vezes distribui entre os outros coisas que não lhe pertencem.
Sob uma boa influência, a cabra pode alcançar o êxito e brilhar numa ‘atividade artística, pois tem talento e bom gosto. Também desempenhará a contento todas aquelas tarefas que exijam, ao mesmo tempo, capacidade artística e técnica, unida a sua inteligência. É necessário que evite o comércio: é uma péssima vendedora. Expressa-se atropeladamente ou com muita lentidão, apresentando uma linguagem frequentemente confusa. Também não foi feita para a guerra: nunca será conquistadora, chefe militar ou simples soldado. A cabra adora a natureza.
Quanto aos bens materiais, a sorte não acostuma ser muito pródiga para com a cabra, e talvez seja por isso que se encontram neste signo tantos parasitas e alcoviteiros… Mas também são do signo de cabra diversos artistas e grandes escritores. Tudo depende de sua sorte, das influências recebidas e da qualidade da erva de seu pasto. Sua vida apresenta altos e baixos violentos. É aconselhável, portanto, agir com muito bom senso quando estiver atravessando fases negativas.
Graças aos outros — e principalmente com a ajuda do galo, do cachorro e da serpente – nunca se verá em dificuldades no que diz respeito à casa e à comida, pois sempre saberá a que porta bater.
Se você é dono de uma casa grande, confortável e frequentada por artistas, deve evitar que a cabra ali se instale, pois correrá o risco de não poder desalojá-la jamais. O conforto é indispensável a seu equilíbrio, e o contato com os artistas é fundamental para sua evolução. A cabra aspira viver rodeada de segurança. Assim, sonha com um casamento de conveniência, com uma associação próspera, com um mecenas generoso, ou uma vida confortável junto a seus pais. Quer estar ao resguaV-do das necessidades materiais e daí vem a sua necessidade de assegurar o futuro. É um signo feminino, e nossa tradição nos tem acostumado a perdoar mais facilmente a dependência das mulheres.
Os problemas amorosos deste signo são frequentes, embora sem muita importância. Sua vida sentimental é extremamente agitada.
Se unir seu destino ao do gato, do porco ou do cavalo, tudo pode sair bem. Por razões diferentes, estes três signos asseguram-lhe o conforto material. Seus caprichos divertem o gato, são suportados pelo porco — até certo limite — e não incomodam o cavalo, que é egoísta.
Mas nenhum outro signo pode suportar a cabra por muito tempo. Especialmente o búfalo: se, por um lado, ele traz segurança a sua família, exige também muito em troca, e a cabra não é capaz de dar-lhe nada, além de sua própria pessoa.
O par cabra-cachorro também está destinado ao fracasso, tanto no amor como no trabalho. Para esses dois pessimistas, a vida em comum será um suplício e estarão permanentemente descontentes um com o outro.
De qualquer maneira, seja qual for o seu parceiro, nunca será a cabra quem conduzirá o barco.
Dependendo de suas necessidades, poderá abandonar, ainda jovem, sua família. A segunda fase de sua vida será agitada no plano sentimental, mas terá bastante sorte nas outras duas.
É essencial lembrar que, sem preocupações materiais, bem aconselhada e, sobretudo, num pasto fértil, a cabra pode triunfar…

Personalidades célebres pertenecentes a este signo

ANTÓNIO CONSELHEIRO – Místico brasileiro, chefiou a Guerra de Canutos.
VARGAS, Getúlio D. – Político brasileiro, governou como ditador e como presidente eleito.
MICHELANGELO – Pintor, escultor e arquiteto italiano do Renascimento.
NIEMEYER, Oscar — O mais famoso dos arquitetos brasileiros.
ROBERTO CARLOS Braga — Compositor e cantor popular brasileiro.
VALENTINO, Rodolfo — O mais famoso ator italiano do cinema mudo.