A personalidade do Rato

O Rato nasce sob o signo do charme. Ele é inteligente, benquisto e adora participar de festas e grandes eventos sociais. Tem incrível facilidade para fazer amizades — as pessoas se sentem, em geral, muito à vontade em sua companhia. É um indivíduo muito sociável, que se interessa sinceramente pelo bem-estar e pelas atividades dos outros. Tem boa compreensão da natureza humana e seus conselhos e opiniões são frequentemente solicitados.
Ele é um trabalhador dedicado e assíduo. É também muito criativo e rico em ideias. No entanto, às vezes falta-lhe autoconfiança para divulgar suas ideias como deveria, o que o impede com frequência de obter o reconhecimento que merece.
O Rato é muito observador, e muitos Ratos tornaram-se excelentes escritores e jornalistas. Ele também tem extraordinário desempenho nas áreas de recursos humanos, departamento pessoal e em qualquer atividade que o coloque em contato com pessoas e com a mídia. Suas habilidades são especialmente apreciadas em épocas de crise, pois o Rato tem um senso incrivelmente forte de autopreservação. Quando é preciso encontrar uma saída para uma situação embaraçosa, é ele, na maioria das vezes, que sugere uma solução.
Ele adora estar onde há muita ação. Mas, quando se encontra em um ambiente excessivamente burocrático ou restritivo, pode se tornar um defensor obstinado da disciplina e da rotina.
Também tem algo de oportunista e está constantemente à procura de um modo de aumentar sua riqueza e melhorar seu estilo de vida. Raramente deixa passar uma oportunidade e é capaz de se envolver em tantos planos e projetos que, às vezes, desperdiça suas energias e obtém pouco retorno. É também um tanto ingénuo e pode ser enganado por pessoas pouco escrupulosas.
Outra característica do Rato é sua relação com o dinheiro. Ele é muito económico e, para muitos, pode parecer um tanto sovina. Age assim por uma razão muito simples — ele gosta de investir seu dinheiro na família. Pode ser muito generoso com sua companheira, com seus filhos e com os parentes e amigos próximos. Também pode ser generoso consigo mesmo, pois em geral considera impossível privar-se de algum luxo ou objeto que aprecia. O Rato também é muito ambicioso e pode ser um notável açambarcador. Ele detesta desperdício e dificilmente consegue jogar algo fora. Pode também ser um tanto ganancioso e raramente irá recusar um convite para um almoço ou uma entrada de cortesia
para algum espetáculo.
O Rato adora conversar, embora possa às vezes ser um pouco indiscreto. Ele pode ser altamente crítico em relação aos outros — para uma opinião honesta e imparcial, o Rato é um ótimo crítico — e às vezes irá usar informações confidenciais em benefício próprio. No entanto, como ele tem uma natureza brilhante e irresistível, a maioria das pessoas perdoa sua ligeira indiscrição.
Durante toda sua longa e movimentada vida, o Rato fará muitos amigos e descobrirá que se relaciona especialmente bem com os nascidos sob seu próprio signo e sob os signos do Búfalo, do Dragão e do Macaco. O Rato também pode ter um relacionamento ameno com os nascidos sob os signos do Tigre, da Serpente, do Galo, do Cão e do Javali. No entanto, por sua considerável sensibilidade, o Coelho e a Cabra irão considerar o Rato demasiadamente crítico e indelicado. O Cavalo e o Rato também terão dificuldade para
se relacionar entre si — o Rato busca a segurança e vai considerar a instabilidade de humor e a natureza independente do Cavalo um tanto perturbadoras.
O Rato é muito ligado à família e fará de tudo para ajudar os mais próximos e queridos. Ele é excepcionalmente fiel a seus pais e pode, ele próprio, ser um pai (ou uma mãe) muito zeloso(a) e dedicado(a). Ele irá se interessar por todas as atividades de seus filhos e fará tudo por eles, sem esperar nada em troca. O Rato normalmente tem uma família bastante grande.
A mulher Rato tem uma natureza meiga e expansiva e se envolve em diversas atividades. Ela costuma ter um grande círculo de ótimos amigos. É muito caprichosa com a casa e tem muito bom gosto para decoração. É extremamente tolerante com os outros membros da família e, devido à sua natureza habilidosa, benevolente e perseverante, pode obter êxito em praticamente qualquer carreira.
Embora o Rato seja em sua essência expansivo e de certa forma extrovertido, é também um indivíduo muito reservado. Ele tende a guardar seus sentimentos para si e, embora procure saber o que os outros estão fazendo, se aborrece quando alguém se intromete em seus assuntos. O Rato também não gosta de solidão e, se ficar sozinho por muito tempo, poderá facilmente entrar em depressão.
O Rato é, sem dúvida, muito talentoso, mas dificilmente consegue tirar proveito de suas inúmeras habilidades. Ele tem a tendência de se envolver em muitos projetos e aproveitar muitas oportunidades ao mesmo tempo. Se agisse com mais calma e se conseguisse concentrar-se em uma atividade de cada vez, obteria muito mais êxito. Do contrário, o sucesso e a riqueza podem lhe escapar. Mas o Rato, com sua extrema capacidade de sedução, raramente ficará sem amigos.