Sol Escorpião Lua Áquário

Água – Ar

Apaixonadamente desapaixonado; observações agudas; rigoroso senso de integridade; intelecto poderoso; orgulhoso; opiniões radicalmente independentes; faz o que quer; voluntarioso; leal; ama as ironias sociais; reto mas intolerante; reflexivo; esquadrinhador; efeito atrativo sobre outras pessoas.
É você um enigma impenetrável da emoção humana, ou um amigo de olhos arregalados e braços abertos? Você se rende ao seu instinto gregário, encontrando sentido e conforto na companhia de espíritos semelhantes, ou isola-se da fraca humanidade porque não tolera seus defeitos e sua corrupção?
Você fica muitas vezes dividido entre o desapaixonado observador da vida e o intensamente engajado redentor do sofrimento humano. Às vezes, não pode evitar de se sentir isolado e cínico; outras, encontra a sua identidade sendo um da turma, e sua consciência lhe manda embarcar em alguma causa exaustiva. Dá um bocado de trabalho combinar seu imenso orgulho com seu idealismo sublime, suas observações rudes, agudamente sagazes, com a necessidade de companheirismo agradável. Mas quando você é bem-sucedido nisso, pode se tornar uma força poderosa no próprio círculo, e no mundo em geral se julgar que uma causa merece a sua dedicação total.
A verdade é perseguida por você com persistência que seria extenuante para personalidades mais descansadas e fracas. Quando o espectador imparcial se casa com o apaixonado experimentador dos mistérios da vida, você vira um cientista, filósofo ou artista natos, capaz de juntar as alturas com as profundezas. Isto poderá satisfazer a sua necessidade de compreender o ponto de vista de seu refúgio altivo, e achar sentido no que às vezes lhe parece um mundo profundamente ameaçador.
Para você, a vida poderá ser uma tragédia ou uma comédia na qual luz e trevas da situação humana estão misteriosa e inextricavelmente entrelaçadas. E seu intelecto apurado obtém muito proveito dessa percepção — você pode ser um mestre da sátira e um agudo crítico social. Você também percebe que os paradoxos e as ironias observados na sociedade se abrigam da mesma forma dentro de você, e talvez faça uso de um desenvolvido senso do absurdo como uma espécie de defesa contra o sofrimento de estar vivo.
Você tem desejos e sentimentos poderosos e uma real necessidade de se realizar. Seus padrões são altos; sabe que as realizações pessoais refletem a sua essência, portanto se assegura de que sejam dignas. Mas a sua seriedade essencial e seu controle emocional muitas vezes não correspondem a alguns sentimentos muito meigos e a uma profunda necessidade de amizade, pois debaixo desse sólido ego há imenso interesse, afeto e até compaixão pelo sofrimento, ao qual você é tão sensível. Algumas vezes, contudo, suspeita o pior dos seus semelhantes, vendo-os como predadores e, pior ainda, monstruosamente indiferentes diante da situação difícil de outros seres viventes.
Como Dylan Thomas, talvez você sinta que a vida se resume no fato de que “nascemos na dor dos outros e perecemos na nossa”. Mas você possui enorme capacidade de recuperação e tenacidade, habilidade para regenerar estruturas sociais, e pode aplicar sua mente perceptiva e seu compromisso emocional nas profissões da área de saúde ou na política, e alcançar grandes resultados.
Percebe o que precisa ser feito e o faz, independente do que os outros pensem. Uma certa habilidade para mergulhar na experiência e observar as conseqüências o torna um mestre para solucionar problemas. A sua personalidade combina um puro instinto de sobrevivência com uma aspiração de nobreza. Você poderá transformar desespero em esperança se aferrando obstinadamente à sua singularidade e ao seu elo comum com toda a humanidade.

Relacionamentos

Emocionalmente, muda com constância, de interessado a indiferente, mas seu instinto é o de se proteger do sofrimento mantendo seus sentimentos perigosos sob controle. Você poderá ser um verdadeiro enigma para a pessoa amada. Talvez partilhe seu lado intelectual (isto será importante), suas opiniões políticas e seu humor acerbo, mas haverá vastas profundezas que não serão expressas, como se o seu silêncio fosse o melhor testemunho desse sentimento.
Às vezes, poderá sofrer pelo dilema “liberdade-proximidade”, por ser terrivelmente possessivo, embora necessite de muita liberdade para si mesmo. Fidelidade emocional e física podem ser duas coisas diferentes no seu mundo. Assim, vez por outra, poderá se achar dividido entre uma profunda lealdade inata, baseada em princípios escrupulosamente desenvolvidos, e as paixões primitivas.

Suas maiores forças

Aptidão para análise isenta e crítica; insistência na verdade; relutância em aceitar respostas fáceis; vigorosa determinação; clareza de expressão; agudo senso de humor; rigorosa sinceridade consigo mesmo.

Suas maiores fraquezas

Propensão a permitir que a depressão e o cinismo prejudiquem seus talentos criativos; projetar metas e padrões muito altos, o que só provoca frustração; falta de fé nos seus semelhantes, o que os deixa sem uma chance justa e poderá deixá-lo só.

Personalidades famosas

Margaret Atwood (romancista e poetisa), Robert Burton (estudioso e clérigo), Albert Camus (romancista), Nigel Havers (ator), Vivian Leigh (atriz de cinema), Naomi Mitchison (escritora de ficção científica), Jean Monnet (economista, criador da Comunidade Européia), Lester Piggot (jóquei campeão mundial), Dylan Thomas (poeta), Voltaire (filósofo), Auberon Waugh (satirista).

Signo Escorpião