No tratamento concentrado a lâmpada colorida com o filtro apropriado para a desarmonia particular é focalizada apenas na área afetada. Este tratamento dura, em geral, apenas quinze minutos e pode ser seguido apenas pelo tratamento completo.
Muitos terapeutas empregam uma lâmpada ou projetor em que uma grande quantidade de filtros pode ser inserida. Um tratamento à base de cores mais elaborado é proporcionado pela cabine Electro-Thermolume. O paciente entra na cabine e é banhado em cores por filtros coloridos fixados defronte da cabine.
Outro método eficiente frequentemente usado é o da água ativada pela cor na luz solar. O Dr. Babbitt sugere que não apenas a água pode ser carregada, mas também o milho, açúcar e goma arábica em pó, posto que estas substâncias são praticamente neutras, podendo ser empregadas para adquirir qualquer carga cromática
requerida.
O método consiste em colocar a água numa jarra ou vidro da cor necessária e expô-la à luz do Sol durante uma hora ou duas, ou em colocar papel colorido em torno da jarra ou copo. O paciente toma, então, a água solarizada.
Curta