Sol Capricórnio Lua Peixes

Terra – Água

Cientista e poeta; um sonhador pragmático; romântico mas cético; um realista compassivo; um organizador imaginativo; fiel; prestimoso; filosófico; humanitário; duro e meigo; paciente humildade; confiável mas reservado.
Você é um sonhador ingênuo ou um rotineiro empregado de banco? Um matemático teórico ou um místico divertido? E um poeta lírico ou um realista prático? Acha o desconhecido fascinante ou apavorador? A sua vida é metódica e totalmente em ordem, ou você sente que o caos constantemente ameaça engoli-lo?
Você podería ser como Ratty, por um lado bom para mordiscar a ponta da caneta o dia inteiro com a cabeça nas nuvens, e por outro lado bom para proteger gente mais fraca e fornecer piqueniques bem-preparados no momento certo. Embora seja molengão, é consciencioso e paga suas contas até o último tostão. É provável que experimente uma tensão subjacente entre o mundo dos seus sonhos e da sua rica imaginação, e a necessidade de permanecer em contato com a realidade.
Talvez seja assediado com frequência, por inquietações como a de ser engolido pelos problemas da vida e a de ter feito ou não a escolha certa, muito embora seja abençoado com um poder de concentração no final que junta todas as peças de seu quebra-cabeças. Mas até isso acontecer você poderá se aborrecer e achar, como um amigo Capricórnio-Peixes, que a civilização é o caos dando uma descansada. Mas isto se transforma em força conforme você vai adquirindo conhecimento sobre si mesmo, porque sua ambição a ordem e realização nunca lhe embota a sensibilidade perante as necessidades e os valores humanos.
Embora possua uma personalidade receptiva e um jeito de se dar com todos os tipos de pessoas, é mais introvertido do que a maioria imagina. Tèm
opiniões profundas; pensa com cuidado e penetra na verdadeira índole das pessoas e idéias. Ao dar valor às coisas mais invisíveis e espirituais da vida, tenta construir a partir delas a base para tudo o que faz. Talvez não reprima seus sentimentos, mas os guarde para si, pois não é uma pessoa espalhafatosa; mais do que isso, você está sempre disponível para as pessoas, pronto para partilhar as suas opiniões e ajudar de forma prática no que for preciso.
A auto-reflexão o toma um tanto grave, solene às vezes, mas ela também lhe permite compreender a dificuldade de ser humano, e perdoar nos outros as fraquezas que tenta refrear em si próprio. Como humanitarista nato com uma cabeça boa, daria um excelente advogado, trabalhador social, conselheiro, médico ou psicólogo. Com queda pelo mistério, podería ser um detetive talentoso!
Possui notável introspecção e frequentemente consegue perscrutar os problemas ocultos e desvios obscuros e fantásticos da mente. Seu cérebro lógico procura achar significado no caos, e dar estrutura e ordem ao ingovernável. Mas por mais claro, lógico e prático que seja, tem um lado que se volta instintivamente para a irrefreável, ilimitada poesia da vida.
Gosta de estar em atividade e talvez se volte para seus objetivos, ambicioso sim, mas não a ponto de deixar escapar uma oportunidade de espalhar um pouco de humor e estímulo. Você quer que as coisas sejam feitas, mas também quer tatear seu caminho — um pouquinho—e deixar a sorte invadir e dar a sua dose de mistério. Ainda que uma parte de você sempre permaneça em segredo, as suas energias precisarão se expressar no mundo, fazendo algo realmente importante.

Relacionamentos

Você tem um lado muito romântico, mas se empenha muito—e geralmente é bem-sucedido—em não permitir que ele leve a melhor. Meigo, bondoso, devotado, leal, quase antecipando a necessidade de quem ama antes dela surgir, você talvez queira desesperadamente a segurança do refreamento emocional e acabe por refrear as pessoas.
Tanto poderá ser totalmente necessitado e dependente, quanto fará o papel de solitário autoconfiante. Talvez não tenha a certeza do que é, se uma pessoa boa ou má. Você parece ser muito senhor de si, capaz de lidar com todo tipo de problema, mas quando se sente seguro num relacionamento íntimo se abre e revela as penas que pesam no seu coração. E as alegrias. Na verdade, possui uma alma excêntrica, lépida, amante da diversão, querendo sair e esquecer o lado sério da vida.

Suas maiores forças

Capacidade de dar forma e substância à sua imaginação; compaixão e prestimosidade práticas; coragem pessoal que encontra na auto-reflexão e nos receitos morais; talento para produzir serenamente ordem a partir do caos.

Suas maiores fraquezas

Medo do desconhecido; patética tendência a assumir as responsabilidades dos outros; propensão a perder a confiança em modalidades de pensamento negativo; disposição a distorcer a verdade para adaptá-la às suas teses.

Personalidades famosas

Lew Ayres (ator), Paul Cezanne (pintor impressionista), John Denver (cantor), Ava Gardner (atriz), Paul Ferroud (compositor), Benjamin Franklin (cientista e estadista), J. Edgar Hoover (advogado e ex-diretor do FBI), Sandy Koufax (jogador de beisebol), Elvis Presley (cantor de rocie and roll), Keith Thomas (historiador, autor de Religião e decadência da magia), J. R. R. Tolkien (escritor e estudioso).

Signo Capricórnio