O Papa

O Papa é o grande Arcano da sabedoria, da lei e da ordem. Representa a instituição religiosa necessária para nos orientar nos caminhos da moral e das leis divinas. Sua autoridade é reconhecida por todos como o poder supremo da igreja. Ele atua como uma ponte entre Deus e o homem, daí ser conhecido também como “O Pontífice”, sendo através dele que buscamos o conhecimento para compreender os desígnios de Deus.
Comparado à Sacerdotisa, no que diz respeito à sabedoria, torna-se diferente em sua expressão. Enquanto A Sacerdotisa guarda segredo e faz mistério de tudo que sabe, O Papa não só exterioriza todo o seu conhecimento, como o divulga através da sua igreja, qualquer que seja, como fazem os padres, os pastores, os guias espirituais.
A Sacerdotisa trabalha com a intuição, ao passo que O Papa usa a inteligência analítica. Embora se destaque por seus atributos favoráveis, também representa um excesso de conservadorismo, manifestando atitudes repressivas ou extremamente ortodoxas.
Em seu aspecto quironiano, o Arcano V pode indicar o começo de algum caminho religioso, filosófico ou mesmo uma introjeção no mundo dos questionamentos pessoais e existenciais. O Papa representa, neste momento, a figura de um médico, um psicotera-peuta, um padre ou qualquer pessoa de nossa confiança que nos possa orientar na busca de respostas para nossas dúvidas pessoais.

Descrição da carta

Ao mesmo tempo severo e benevolente, O Papa anuncia o momento de se ouvir a voz do interior. Enquanto a mão direita abençoa, a esquerda segura uma chave, símbolo do sagrado mistério da Criação. As vestes simples e austeras são um sinal da autoridade máxima de sua posição como representante de Deus junto aos homens, sendo ele que nos orienta e leva de volta ao caminho perdido da redenção.
Numericamente, seu símbolo é uma estrela de cinco pontas com o vértice para cima, uma ação dos princípios espirituais atuando sobre os princípios materiais. Para muitos, o cinco é o número de Cristo, por ser a metade de dez, que é o número da Criação.
HE é a letra hebraica do Arcano V e diz respeito às leis divinas é ao elo necessário entre Deus e os homens. Na mitologia grega, O Papa é representado pelo rei dos centauros, Quíron, o grande curandeiro. Fruto de uma união complexa, nasceu metade homem, metade cavalo. Entretanto, a ele foi dada a incumbência de ensinar aos jovens das famílias reais os valores morais, espirituais e a obediência às leis divinas. Aprofundou-se também no conhecimento das ervas e plantas medicinais e tornou-se não só o conselheiro, mas também o médico procurado por todos os necessitados.

Palavras chave

Sabedoria, severidade, afetos sólidos, casamento, lei, iniciação espiritual, autocrítica, inteligência analítica, vocação, bom conselheiro, fé, justiça.

Lição

Orar é ligar-se com a divindade dentro de você.

Meditação

Ouvir a voz do interior