O Mundo

Com O Mundo chega-se ao final da jornada que começou com O Louco. Passamos por várias experiências, sofremos, ficamos tristes, vivenciamos angústias e aflições, mas também rimos, fomos felizes, tivemos esperanças e aprendemos, finalmente, a desenvolver a arte de estarmos sempre presentes, de sermos nós mesmos todo o tempo, adquirindo assim a possibilidade de conquistar nossos objetivos, sejam eles de ordem material ou espiritual. Entretanto, em condições contrárias, a carta pode transmitir insegurança, limitação, incapacidade de concentração.
Nessa etapa fortalece-se o contato com o eu interno, centro do equilíbrio psíquico. Essa integração com o mundo interior intensifica o poder de percepção do exterior e ajuda-nos a compreender melhor os que nos rodeiam, permitindo-nos descobrir que o segredo da felicidade está dentro de cada um.

Descrição da carta

Estabelecendo um paralelo entre o Arcano I e o XXI, observa-se que na mesa do Mago aparece uma representação dos quatro elementos da natureza, ali dispostos para que ele os utilize de forma a desenvolver seus potenciais. Também no Mundo estão presentes estes mesmos elementos, agora de outra forma reproduzidos, porque os objetivos já foram alcançados. Esta conquista é representada pela figura alada (andrógina), que segura o globo, circundado pela serpente Ouroboros, numa demonstração de seu poder de realização, onde se vêem também caracterizados o elemento terra, pelos continentes, o elemento água pelos oceanos, enquanto suas asas simbolizam o ar e o raio, o fogo.
Aqui já se aprendeu a usar o poder de forma equilibrada, a empregar o saber para transmitir a verdade, a ousar projetar-se na vida buscando realizar seus ideais e a calar-se o bastante para concentrar-se e, finalmente, alcançar a realização desses mesmos ideais.
No Tarô O Mundo tem o número XXI, porém o valor numérico é o da sua correspondente, a letra hebraica THAU. Pertence ao grupo das sete letras duplas e representa a totalidade.
Conta a mitologia grega que Hermafrodito, o representante do Arcano XXI, era um rapaz de grande formosura e que despertara na Ninfa Salmacis uma grande paixão, apesar de ser por ele repelida. Um dia, porém, Hermafrodito foi nadar nas águas onde vivia a Ninfa. Imediatamente ela abraçou-se com ele e pediu aos deuses que não os separasse jamais. Os dois corpos uniram-se de tal forma, que daí surgiu um novo ser, contendo em si os dois sexos.

Palavras chave

Êxito, finalização de uma obra, circunstâncias favoráveis, altruísmo, ligação com as artes (especialmente a dança), conquista de um ideal, encontro do caminho espiritual, cura de enfermidades, lucidez, felicidade, paz, realização em todos os planos.

Lição do Mundo

Exaltação à vida.

Meditação

O encontro com a unicidade.