O Mago

O Mago simboliza a atividade e o poder criativo que existem no homem. Apesar de estar diretamen-te ligado ao elemento fogo, por ser o princípio masculino, tem à sua frente uma representação também dos outros elementos da natureza: o fogo, como agente do poder simbolizado pelo bastão; a água, evidenciando a vida emocional em forma de taça; o ar, com a espada, mostra a capacidade mental e a disposição para enfrentar desafios; e a terra, com o ouro (em forma de moeda), ressalta a necessidade de um ponto de apoio concreto para qualquer ação. Assim, os quatro elementos representam os quatro naipes: Paus, Copas, Espadas e Ouros, respectivamente.
O Mago tem, no seu ar jovial, a disposição para a vida, a garra, a habilidade, o poder. Ele pode mostrar, numa posição normal de leitura, qualquer situação ou pessoa que possua tais atributos; ou, numa posição de dificuldade, as indicações contrárias, tais como: preguiça, falta de vontade, inabilidade; o mentiroso, o embusteiro, o arrogante, o que usa de sagacidade para ludibriar.
No dia a dia O Mago indica impulso, assuntos primordiais. Pode ser comparado à primeira marcha do carro, onde a força dá o impulso para a saída, mas que precisa das outras marchas para ter continuidade.

Descrição da carta

Sobre a cabeça do Mago está o símbolo do infinito mostrando seu lado divino. Na cintura vemos o Ouroboros – a serpente que engole a própria cauda -símbolo da eternidade. Os braços, na postura que acompanha a letra hebraica Aleph, sua correspondente, mostram que O que está em cima é como o que está em baixo (atribuído a Hermes Trimegistro) numa alusão à imagem do ser humano como o microcosmo.
Ele ostenta os instrumentos que estão à sua disposição: o bastão, símbolo do princípio masculino, da vontade e do poder; a taça, símbolo do princípio feminino, vaso receptador, o amor, a beleza; a espada, simbolizando a união dos opostos e a moeda, como símbolo da vida material. Os quatro referem-se aos 4 elementos da natureza: fogo, água, ar, terra, respectivamente.
O fogo é a vontade, a água o saber, o ar a ousadia e a terra o silêncio.
O Mago está no começo da iniciação, conforme mostra o botão de flor à sua frente.
O ponto (.) é o símbolo do número Um, da aparição das coisas, da unidade, de um princípio de ação; portanto, o ponto de partida para qualquer coisa.
Sua letra hebraica é Aleph – força primordial e nascimento – do grupo das três letras-mãe.
Na mitologia grega, O Mago representa Hermes, (Mercúrio) emissário dos deuses e deus dos viajantes, mas também dos ladrões e trapaceiros.

Palavras chave

Ponto de partida para qualquer coisa, impulso, autoconfiança, início, equilibrio, criatividade, habilidades (especialmente com as mãos), inteligência, lida com ilusão e artifícios, poder de persuassão, vida nova, ambição.

Lição

Utilize seus poderes e, sinta-se preenchido de felicidade.

Meditação

O que está em cima é como o que está em baixo