O Imperador

Embora enfático em seu sentido espiritual, o poder e o comando do Imperador atuam no mundo material.
Sua aparição num jogo de Tarô indica, com frequência, fases de realização e segurança, fases em que nos sentimos fortes e corajosos, capazes para enfrentar qualquer situação. São os frutos da iniciativa e da prosperidade que começam a surgir e aí, haja disposição. Tem-se muito trabalho pela frente, mas se soubermos usar essa energia, estaremos criando as condições de realização.
Outro de seus importantes aspectos é o da paternidade. Assim como A Imperatriz é a mãe, o Imperador é o pai e juntos formam um par no Tarô. O Arcano IV é o arquétipo do pai bondoso, misericordioso, protetor; por vezes, o nosso herói, mas que também pode exercer seu poder de forma autoritária ou ser visto como o déspota, que passa por cima de tudo e de todos, para impor suas ordens, ou ainda, usar de prepotência para oprimir os que lhe são subalternos.
A lei da natureza correspondente ao Arcano IV é a lei da realização, o que comprova seu grande poder e força de vontade e permite-lhe concretizar tudo que até agora esteve em gestação, como mostram os verbos dos quatro primeiros Arcanos.
I O Mago – PODER – fogo – espírito em potencial
II A Sacerdotisa – SABER – água – conhecimento do poder
III A Imperatriz – OUSAR – ar – criação, palavra, mente
IV O Imperador – CALAR – terra – realização através da concentração.
O poder é o espírito em potencial. E através do saber que se tem o conhecimento do poder. Quando se tem o conhecimento do poder, pode-se ousar: criar, falar, usar a mente para se concentrar. Para se concentrar é preciso calar e é através da concentração (em silêncio) que se chega à realização.

Descrição da carta

O Imperador possui a postura altiva de quem reina com firmeza e racionalidade, contrapondo-se à Imperatriz que o faz com amor e intuição. Ambos representam diferentes faces da autoridade.
Como símbolo de atividade intensa, mantém seu reino sempre em ordem buscando desenvolver o progresso e incentivando a produtividade.
Segura na mão direita o cetro, que é a representação de seu poder sobre o mundo material, onde desenvolve a ação dos quatro elementos: fogo, água, terra e ar.
O quadrado é o símbolo numérico do Imperador. Representa organização racional, profundidade, trabalho.
Daleth, a quarta letra do alfabeto hebraico, representa a formação do mundo material, é o princípio que sustenta e mantém a organização racional, o governo, a base. Faz parte do grupo das sete letras duplas.
Zeus, rei dos deuses da mitologia grega, é o representante do Imperador no Tarô.
Conta a história que Cronos engolia todos os seus filhos assim que nasciam. Zeus, entretanto, conseguiu salvar-se e, mais tarde, disfarçado, deu a seu pai um veneno que o fez vomitar todos os filhos. Zeus liderou uma rebelião contra Cronos, destronando-o, e assim iniciando uma nova era.

Palavras chave

Poder, força de vontade, reflete sobre o passado, organização, instinto de preservação, liderança, generoso, paterno, protetor, conservador, correto, honesto, misericordioso.

Lição

Através da concentração chega-se à realização.

Meditação

Exercer o poder com dignidade