Qualidades indispensáveis para se obter resultados nos exercícios com as velas

Destacamos duas. A fé, que é uma espécie de intuição, força e proteção em qualquer caminhada (ainda mais na escalada ocultista). Devemos caminhar na direção de nossa intuição, de nossos impulsos mais profundos e verdadeiros. A fé não é estática, é passível de crescimento. Sri Aurobindo a define como testemunho da alma sobre coisas ainda não realizadas. Portanto, ela vem de nossa alma. Se a possuímos, com certeza, caminharemos em sua direção até sua realização.
A segunda qualidade indispensável é a perseverança, que é a paciência congelada, pois vivemos num mundo agitado onde a inconstância e a impaciência reinam. Por isso, a dificuldade da maioria em receber os benefícios. Existem obstáculos no ocultismo que só a fé e a perseverança conseguem ultrapassar. Yogananda afirmava que santo é o pecador que nunca desistiu. Sabemos que a libertação de hábitos, vícios, criações e prejulgamentos é tão difícil como ultrapassar as dificuldades que se apresentam fora de nós.
Mas a História nos relata vários exemplos de fé e de perseverança. Dizem que Diógenes, o grande orador romano, quando jovem aspirava a ser um grande orador, embora uma gagueira o impedisse. Exercitando-se com pedras na boca a fim de dificultar, ainda mais, sua tarefa, conseguiu ser o grande orador que foi. Um homem com o escudo da fé e da perseverança está fadado às realizações às quais suas aspirações o impulsionam.

Magia com velas