Origem e Formação

Este horóscopo se originou na China e a data de seu aparecimento ainda hoje é incerta. Estudiosos no assunto dizem que ele surgiu durante a Dinastia Han (214 A.C. — 25 D.C.), que se caracterizou como uma dinastia carregada de mitos e crenças ocultistas. Outras fontes afirmam, por sua vez, que o Horóscopo Chinês é contemporâneo ao Imperador Chang (1600 A.C.), conforme provaram os estudos arqueológicos das inscrições encontradas em ossos de boi e carcaças de tartaruga, idênticas a seus doze símbolos. Segundo esses mesmos arqueólogos, no entanto, as inscrições que hoje conhecemos como representações dos signos chineses, eram utilizadas naquela época como números ou unidades de contagem.
Ao contrário do Zodíaco, que se baseia no Sol, o Horóscopo Chinês é regido pela Lua. Os anos lunares correspondem a doze animais, que representam esses períodos. A cada ano, o Horóscopo Chinês atribui as características do animal, apresentando-o na sua essência mais pura, ressaltando os principais traços de seu caráter. Sua importância vital está localizada neste ponto, pois, para os orientais, o caráter de uma pessoa significa a força que ela traz na alma, a sua energia de motivação e a firmeza de princípios – todos esses responsáveis pela conduta do indivíduo entre os homens.
Este horóscopo é também resultado da combinação entre os 10 elementos celestiais e os 12 elementos terrestres. Os elementos celestiais, imprescindíveis à vida terrestre, são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, sendo que cada um deles apresenta a polarização Yin e Yang (ou positivo e negativo) ou seja, forças opostas que coexistem e se equilibram, possibilitando a obtenção do princípio da unidade. Os elementos terrestres – aqui simbolizados pelos 12 animais — são inerentes às leis da natureza e de múltipla utilidade no Oriente (na determinação de horário, direção, estações e cores). Dizem os entendidos que, combinando–se os elementos terrestres e celestiais às 9 Estrelas (Kyusei, em japonês) consegue-se chegar a uma linha de conduta do dia-a-dia das pessoas, intimamente ligada aos movimentos da natureza.
Esta primeira apresentação do Horóscopo Chinês não pretende se equiparar aos profundos estudos de caráter científico, já realizados no Oriente, mas simplesmente mostrar aos leitores brasileiros uma compilação das características dos signos orientais.
No universo chinês, os signos relacionados com as doze posições do tempo estão dispostos no contorno de um círculo orientado no sentido de movimento do Sol, A sequência dos doze animais representa o tempo cíclico (tratado filosófico chinês de Hong Fan — 600 A.C.).
A Norte, encontramos o Porco, o Rato e o Búfalo, sob o domínio da Água, da Lua, da Noite, do Inverno e da cor preta. A Leste, o Tigre, o Gato e o Dragão, sob o domínio da Madeira, da Manhã, da Primavera e da cor verde. Ao Sul, a Serpente, o Cavalo e a Cabra, sob o domínio do Fogo, do Sol, do Meio-dia, do Verão e da cor vermelha. A Oeste, o Macaco, o Gato e o Cachorro, sob o domínio do Metal, da Tarde, do Outono e da cor branca.