Características do Macaco

A característica mais marcante do Macaco é a astúcia. Dotado de grande malícia e de senso de humor, o macaco tem extraordinária habilidade para enganar as pessoas. E capaz de ludibriar o poderoso dragão e resistir ao magnetismo do tigre. Inescrupuloso, o macaco não sente remorsos em mentir de má fé, quando esta atitude se faz necessária para alcançar o fim que pretende. Pode cometer atos desonestos, sempre que esteja seguro de sua impunidade. E, por ser extremamente esperto, quase nunca se deixa agarrar. A consciência elástica de algumas pessoas deste signo chega, às vezes, até ao roubo. Em todo o caso, nem todos os macacos são ladrões, embora muitos deles não sintam remorsos em mentir.
Mas sejam o que forem, nunca chegam a despertar rancor, tais são seu charme e talento para agradar. Sob uma inegável afabilidade, o macaco dissimula o pouco interesse que os outros lhe despertam. Por ser muito interesseiro e oportunista, está disposto a mostrar-se sociável, brincalhão, amável e até servil, para se entender com as outras pessoas.
No fundo, porém, ele é muito vaidoso e se considera superior a todos os que o cercam. Apesar de seus traços negativos, o macaco é muito procurado e ouvido por sua inteligência e agudeza de espírito. Dispondo normalmente de grande criatividade, consegue resolver os problemas mais difíceis com assombrosa rapidez. E, por ser muito diplomático e vivo, encontra sempre os meios de safar-se de situações embaraçosas.
Nunca se pode impor nada ao macaco, pois ele é muito independente e personalista. Mostra-se sensato, na maior parte das vezes, mas sua determinação, entretanto, tem limites: se não puder começar imediatamente aquilo que decidiu fazer, abandona o empreendimento antes da primeira tentativa.
O macaco demonstra tendência à intelectualidade, através de uma enorme sede de conhecimentos. Lê de tudo, entende de uma infinidade de assuntos, está a par da maior parte dos fatos que ocorre no mundo. Se for culto e instruído, é capaz de lembrar os menores detalhes daquilo que viu, leu ou escutou – sempre auxiliado por sua memória prodigiosa. E ele precisa da boa memória – indispensável ao seu modo desorganizado de levara vida.
Correto nos empreendimentos de grande envergadura, vivo nas operações financeiras, o macaco será um brilhante colaborador em todos os setores que requeiram agilidade mental, sagacidade e consciência flexível.
O macaco conta ainda com possibilidades de destacar-se em todas as profissões: a política, a diplomacia, o comércio e a indústria não apresentam segredos para ele. Pode tentar de tudo, permitir-se a qualquer tipo de tarefa – principalmente se chegar a concluir algum estudo superior. Terá possibilidades, inclusive, de alcançar a celebridade, se seguir sua vocação. Apesar de alguns problemas financeiros, o macaco, em geral, goza de uma situação economicamente boa, mas nunca chegará a possuir bens materiais em grande quantidade.
É difícil para o macaco encontrar a felicidade no amor. As relações homem-mulher não são tranquilas, nem gratificantes. Entusiasma-se com facilidade, mas Jogo se cansa do objeto amado e parte à procura de outro. É muito instável e, mesmo apaixonado, sua lucidez e seu espírito crítico fazem o seu entusiasmo esfriar com rapidez. Felizmente possui um inesgotável senso de humor, que o salva do desespero: sabe melhor que ninguém rir-se de suas próprias desgraças, e tirar delas os devidos ensinamentos.
O macaco faz bom par com o dragão. Ele colabora com sua astúcia e aproveita o poderio do dragão. Também podem associar-se nos, negócios, embora seja certo que o macaco terá a secreta intenção de ser sempre o mais vivo. Com o rato consegue uma boa união, pois tem o poder de fasciná-lo. Este suporta qualquer coisa do macaco e estará apaixonado durante toda sua vida, mesmo que não seja correspondido. Tanto o rato como o cavalo e o porco cercam-se’ de influências benéficas. Compete ao macaco escolher as influências mais adequadas aos objetivos que pretende alcançar.
Junto à cabra e ao gato, entretanto, é provável que nunca chegue a encontrar uma definição para sua vida.
O macaco zomba do tigre, mas melhor seria se desconfiasse dele. Toda união sentimental ou comercial entre os dois acaba em conflitos. O macaco não aprecia os excessos, mesmo que se ria deles; pode vir a converter-se em sua vítima, pois corre o risco de ser devorado, se não tomar as devidas precauções.
O sucesso de sua união com a serpente e com o cachorro é apenas aparente, pois ele não consegue superar sua insatisfação interior.
Independente do signo da pessoa com quem venha a se casar, terá geralmente muitos filhos.
A primeira parte de sua vida será feliz. A segunda, transtornada e confusa, com planos que acabarão truncados na maioria das vezes. A terceira fase será calma. Terá uma velhice solitária, morrendo provavelmente longe de sua família e, em certos casos, acidentalmente.

Personalidades célebres pertenecentes a este signo

BYRON, George – Poeta e aventureiro inglês.
GOMES, António Carlos – Compositor e músico brasileiro; autor de O Guarani.
HOLANDA, Francisco (Chico) Buarque de – Compositor e intérprete brasileiro de notável inspiração.
VINCI, Leonardo da – Um dos maiores génios da humanidade. Italiano.
CRUZ, Oswaldo – Médico sanitarista brasileiro. Destacou-se no combate à febre amarela.
SADE, Marquês de – Escritor pornográfico francês; seu nome se liga à perversão sexual denominada sadismo.