Características da Serpente

Por sua sabedoria, força de vontade e perspicácia, a serpente é venerada entre os asiáticos, ao contrário do que acontece no mundo ocidental, onde ela provoca medo.
As pessoas deste signo são de poucas palavras, e possuem uma tendência à reflexão profunda, com aptidões para serem intelectuais, filosóficas e sábias. Poderiam, entretanto, prescindir dessa capacidade, pois contam com uma notável intuição que, cultivada, pode chegar à clarividência. A serpente confia mais em suas próprias impressões e sensações do que nos fatos reais, sejam esses fatos experiências pessoais ou alheias, sejam julgamentos ou nos conselhos. A serpente simplesmente não os leva em conta. Parece ter um sexto sentido, que pode ser desviado completamente por sua ambição pela riqueza. Nesses casos, ela pode impedir seu desenvolvimento sensitivo.
Embora seja calma por natureza, a serpente costuma tomar decisões muito rapidamente. Possui a firme determinação de levar a cabo tudo o que empreende, e detesta falhar. Para atingir o fim a que se propôs é capaz de remover o céu e a terra. Sua extraordinária força de vontade pode levá-la a destacar-se em seu meio, e a alcançar a fama. Ela não suporta o fracasso ou a derrota, e é uma péssima jogadora.
Quanto ao dinheiro, este é um signo de sorte, e não há por que se preocupar, pois sempre encontrará o que precisa. Por outro lado, sabe — ou melhor, sente — que este assunto não deve ser õbjetò de inquietação. A serpente não empresta nada aos outros: o que é seu, é seu. Tem possibilidade de desempenhar todas as atividades que n|o comportem riscos. Não gosta de trabalhar muito, pois é bastante preguiçosa. Na sua velhice, a serpente pode ser transformar numa velha avarenta.
A serpente é absorvente e possessiva, e essas suas características manifestam-se, na maior parte das vezes, em relação à pessoa a quem pretende ajudar. Obedecendo a um instinto incontrolável, acaba por enroscar-se ao redor de quem lhe deve algum favor, até imobil izá-lo ou sufocá-lo.
Também quando ama é exclusivista e ciumenta, mesmo se não está mais apaixonada. Consegue tirar toda a liberdade de movimentos de seu companheiro, levada, ás vezes, por um simples capricho. Em geral, tem uma família numerosa, o que para ela é uma forma como tantas outras de dominar seu parceiro.
No Japão, quando se quer elogiar uma mulher por sua beleza, costuma-se dizer: Você é uma verdadeira serpente — isto porque as mulheres deste signo são geralmente muito bonitas. E este atributo é um fator importante para seu sucesso. Vestem-se com muito esmero e, às vezes, até com certa ostentação. A mulher aprecia muito os acessórios requintados. Costuma sentir-se superior aos demais. Essa excessiva autovalo-rização pode prejudicar gravemente o relacionamento com seu cônjuge.
O homem serpente, por sua vez, é muito sentimental, agradável e dono de um inegável senso de humor, o que o torna um mulherengo inveterado, que sempre terá sucesso com o sexo oposto.
A serpente — homem ou mulher — é uma conquistadora. Gosta de aventuras sentimentais e mostra tendência às relações extraconjugais, o que sempre lhe traz inúmeras complicações. Faria bem se lutasse contra esse impulso. Ganharia muito em harmonia e segurança, se conseguisse dedicar suas atenções e afeto somente ao lar. Este seu espírito passio-nal é a verdadeira fonte de problemas para a serpente: parece que é o seu calcanhar de Aquiles…
Sua união com o búfalo é tranquila, pois ele, de bom grado, a deixa absorver-se pela família, com a condição de ser o chefe. E a serpente cede-lhe essa posição com muito boa vontade. Essa união, porém, não costuma ser totalmente feliz, pois a serpente guarda muitos ressentimentos em relação ao seu companheiro.
A luta com o galo — se forem casados, aliados ou associados — traz resultados benéficos para ambos, pois lhes permite corrigirem seus defeitos mutuamente.
Quanto ao porco, coitado dele se deparar com uma serpente! Deixa-se apanhar, imobilizar, ser absorvido. Enquanto isso, a serpente faz das suas, segura de sua impunidade.
O tigre está proibido para ela, pois este animal não hesita em destruí-la. Sua união com o cavalo é perigosa. A serpente poderia procurar afogar-se na bebida.
As duas primeiras fases de sua vida transcorrerão em relativa calma, mas ela deve ter cuidado na última fase, porque, nessa ocasião, seu caráter sentimental e apaixonado — acrescentado à sua sede de aventuras — poderá trazer-lhe aborrecimentos, impedindo-a de chegar a uma velhice tranquila.
Mas tudo pode ser diferente, dependendo da estação em quç tenha nascido, do tempo que fazia quando viu a luz pela primeira vez e se era dia ou noite. Convém-lhe o calor; teme o frio, as tempestades e os aguaceiros. Assim, se nasceu num dia quente de verão, ao meio-dia, num país tropical, será mais feliz do que se tiver chegado ao mundo numa gelada noite de inverno.
Seu destino é tão sensível às inclemências do tempo, que uma serpente nascida em dia de tormenta estará em perigo durante toda sua vida.

Personalidades célebres pertenecentes a este signo

DARWIN, Charles Robert — Naturalista inglês, criador da teoria da evolução das espécies.
VERÍSSIMO, Érico — Romancista brasileiro, caracterizado por ser dos poucos que conseguiram viver da literatura.
GANDHI — Líder nacionalista hindu, conseguiu a independência de sua pátria.
QUADROS, Jânio da Silva — Políjico brasileiro, chegou a ser Presidente da República, mas renunciou ao cargo.
MAO-TSÉ-TUNG – Líder revolucionário chinês; proclamou a república popular da China.
PICASSO, Pablo — O maior dos pintores modernos espanhóis.