A personalidade do Macaco

O Macaco nasce sob o signo da fantasia. Ele tem muita imaginação, é curioso e adora acompanhar tudo o que acontece à sua volta. Nunca hesita em oferecer apoio ou tentar resolver os problemas dos outros. Gosta de se sentir útil e seus conselhos são invariavelmente sensatos e confiáveis.
Ele é inteligente e culto, e está sempre ávido por aprender. Tem excelente memória, e muitos Macacos revelaram-se ótimos linguistas. O Macaco também é um orador convincente e adora participar de debates. Ele é amistoso, seguro de si e pode, por isso, ser muito persuasivo. E normalmente consegue convencer com facilidade as pessoas sobre seus pontos de vista — é por isso que o Macaco apresenta em geral um ótimo desempenho na política e em qualquer atividade em que tenha de fazer pronunciamentos para grandes audiências. Ele também costuma se sair bem na área de recursos humanos ou departamento de pessoal, no magistério, em marketing e em vendas.
O Macaco pode, entretanto, ser sagaz, malicioso e, em alguns casos, até mesmo desonesto. Ele não perde uma só oportunidade de obter ganhos imediatos ou de sobrepujar seus adversários. Tem tanto poder de sedução e malícia que as pessoas somente percebem suas reais intenções depois que elje consegue alcançar o que deseja. Mas, apesar de sua engenhosidade, o Macaco corre o sério risco de enganar inclusive a si próprio. Confia tanto em suas habilidades que raramente leva em consideração os conselhos de outras pessoas, e não se dispõe a aceitar ajuda. O Macaco gosta de ajudar os outros, mas prefere confiar no próprio bom senso ao tratar de seus assuntos.
Outra característica do Macaco diz respeito ao desembaraço e à facilidade com que costuma resolver os problemas. Ele tem o dom de tirar a si próprio (e os outros) das situações mais difíceis. O Macaco é um mestre da autopreservação.
Considerando suas diversas habilidades, o Macaco é capaz de reunir grandes somas em dinheiro. Mas gosta de gozar a vida e não irá pensar duas vezes antes de gastar seu dinheiro em férias exóticas ou com algum luxo de que há muito deseja usufruir. Pode, entretanto, sentir muita inveja se alguém consegue adquirir ou conquistar algo que ele deseja.
O Macaco é um autêntico pensador e, apesar de adorar ter alguém a seu lado, preza muito sua independência. Ele precisa ter a liberdade de agir como quiser, e muitos Macacos se sentem infelizes quando presos ou limitados por muitas restrições. Da mesma forma, quando algo se torna enfadonho ou monótono, ele logo perde o interesse e desvia sua atenção para outro assunto. O Macaco não tem muita persistência, e isso pode dificultar seu progresso. Ele também se distrai com muita facilidade, e essa é uma tendência que todos os Macacos deverão procurar superar. O Macaco deverá se concentrar em uma atividade de cada vez e, se proceder dessa forma, com certeza irá progredir muito na vida.
Ele é muito organizado e, embora às vezes possa ter um comportamento um tanto desordenado, terá invariavelmente algum plano em mente. Nas raras vezes em que seus planos não se concretizam, ele calmamente balança os ombros e considera o ocorrido como experiência adquirida. O Macaco dificilmente comete duas vezes o mesmo erro e, durante toda a sua vida, irá se dedicar a várias atividades.
O Macaco gosta de causar boa impressão e em geral tem muitos seguidores e admiradores. Ele atrai muitas pessoas por sua boa aparência, seu senso de humor ou simplesmente por inspirar muita confiança.
Os Macacos normalmente casam-se jovens e, para que esse casamento tenha sucesso, sua companheira deve dar ao Macaco tempo suficiente para se dedicar às suas várias atividades de interesse e a oportunidade de satisfazer sua paixão por viagens. O Macaco precisa ter uma vida diversificada e costuma se relacionar especialmente bem com os nascidos sob os sociáveis e expansivos signos do Rato, do Dragão, do Javali e da Cabra. O Búfalo, o Coelho, a Serpente e o Cão também irão se encantar com a engenhosidade e a expansividade do Macaco. Mas é provável que ele irrite o Galo e o Cavalo. E o Tigre não terá muita paciência com as artimanhas do Macaco. Um relacionamento entre dois Macacos também será bem-sucedido — eles irão se entender e um ajudará o outro em seus vários empreendimentos.
A mulher Macaco é inteligente, muito observadora e sagaz conhecedora do caráter humano. Seus pontos de vista e suas opiniões são bastante valorizados, e por sua personalidade persuasiva ela invariavelmente consegue alcançar o que deseja. A mulher Macaco se interessa por vários assuntos e se dedica a diversas atividades. Ela preza muito sua aparência, veste-se com elegância e gosta de cuidar especialmente de seus cabelos. Também pode ser uma mãe zelosa e dedicada, e terá muitos amigos sinceros e leais.
Se o Macaco puder controlar seu desejo de participar de tudo o que acontece à sua volta e se concentrar em uma atividade de cada vez, poderá alcançar o que deseja na vida. E, quando sofre alguma decepção, tende a se recuperar rapidamente. O Macaco tem o dom da sobrevivência, e sua vida é normalmente muito movimentada e animada.