Home / Cromoterapia / Aplicações astrológicas

Aqueles que estão interessados em astrologia desejarão ligar o conhecimento da cor e da correspondência musical inerente a seu signo solar e sua relação com uma determinada parte do corpo.
Uma determinada moléstia nem sempre é indicada pelo signo que regula a parte afetada. Por vezes é indicada pelo signo oposto como se as forças dos dois signos estremesclassem-se no corpo.
Quando a harmonia de um órgão do corpo foi interrompida
ocorre a moléstia até que o ritmo e o fluxo da cor adequada tenham sido restaurados.
A mente, como um agente criador, pode restaurar o corpo e para acalmar a mente e aquietá-la para que possa cumprir mais com-pletamente a cura do corpo físico é melhor executar acordes em F (fá) e F sustenido. A estreita afinidade entre signos opostos é indicada pelo seu relacionamento em termos de notas fundamentais. Assim, por exemplo, os signos de Virgem e Peixes têm notas–chave: Virgem -C Q Peixes -B.
A nota fundamental de Aries é D bemol (ré bemol), a cor de Aries é vermelho. Em termos astrológicos influencia a cabeça e, portanto, ouvidos, olhos, nariz e todos os nervos cranianos. Em termos espirituais, Aries realiza os mais altos impulsos do espírito.
Libra é seu signo oposto, sua nota fundamental é D (ré) e sua cor é o azul. Um harmónico baseado em D poderá, então, liberar uma força espiritual para o alívio de problemas de cabeça ou rins.
Touro tem a nota-chave E bemol (mi-bemol) e influencia a garganta e os órgãos da fala. A cor relacionada com o signo de Touro é o verde. Estes órgãos são destinados a sediar o poder no corpo humano.
O signo oposto a Touro é Escorpião, que governa os órgãos reprodutores e detém o mistério da criação. Sua nota-chá vê é E (mi). Um harmónico baseado em E pode, portanto, liberar uma força espiritual que promova a cura das afecções da garganta, laringe e dos órgãos reprodutores. A cor de Escorpião é o vermelho-escuro.
A nota fundamental de Gémeos é F sustenido (fá sustenido) e este signo regula o mental inferior, os pulmões, a respiração vital, braços e pernas. A cor de Gémeos é o amarelo.
Sagitário é seu signo oposto e sua nota fundamental é F. Detém a influência sobre o mental superior através do qual desperta o poder espiritual que lhe dá domínio sobre a mente material inferior. Um harmónico em F fornece a força espiritual para liberar dos problemas da mente e dos pulmões. A cor de Sagitário é o púrpura.
à nota fundamental de Câncer é G-sustenido e governa o estômago e os seios. Este signo desperta a intuição. Sua cor é prata.
Capricórnio é seu signo oposto e governa os joelhos, sua nota fundamental é o G e sua cor o negro. Este signo usando G maior traz o raio da renovação à Terra. Assim, a nota fundamental de Câncer é G sustenido e a de Capricórnio, G natural. A nota G libera força espiritual para a cura de moléstias do estômago, seios e joelhos.
A nota-chave de Leão é A sustenido e a de seu signo oposto, Aquário, A natural. Leão governa o coração e a polaridade oposta — Aquário — os tornozelos e a circulação.
O poder motivador de Leão é o Amor e o de-Aquário a mentalidade. Sua combinação é dita capaz de produzir o super-homem da era de Aquário. Esta união de coração e mente é muito difícil de se conseguir. A nota A libera energias para a cura de problemas cardíacos, circulatórios e dos tornozelos.
A cor de Leão é o ouro e a de Aquário, azul.
A nota fundamental de Virgem é C, que governa os intestinos e todas suas intricações — sua cor é o marrom. Seu oposto é Peixes que governa os pés, o fundamento de todo conhecimento. A nota fundamental de Peixes é B e sua cor o violeta, seu objetivo espiritual é a unidade de toda a vida. Os acordes de B e C maior liberam forças espirituais que podem curar moléstias relacionadas com os intestinos e os pés.