Signo Capricórnio: nascidos em 17 de Janeiro

Os nascidos em 17 de Janeiro são dos mais francos do ano. Isto deve-se em grande parte ao fato de que, em geral, têm objetivos muito claros e uma idéia firme do que desejam realizar em um determinado momento.

São também capazes de avaliar suas chances de sucesso de maneira eficaz, com base em experiências passadas e dificuldades futuras.

Desde cedo os nascidos em 17 de Janeiro aprendem o que é que faz um ser humano palpitar.

Compreendem a importância da motivação, sabem que o que leva as pessoas a agirem é as necessidades, que muitas vezes, determinam como reagirão a certa situação (as necessidades, por sua vez, são criadas por emoções humanas básicas — amor, ódio, medo, vergonha, culpa etc.).

A maioria dos nascidos neste dia também cedo percebe que quem detém controle de si mesmo, quem pratica a autodisciplina, tem sucesso na vida.

Os mais desenvolvidos estão em contato com suas próprias motivações e desejos e são capazes de encontrar inspiração, repetidas vezes, para enfrentarem os desafios da vida.

Os menos desenvolvidos concentram-se em controlar seu ambiente sem antes se conhecerem. Podem tornar-se mestres da manipulação (nem tanto uma manipulação oculta, mas um controle explícito dos outros).

Fisicamente imponentes ou não, os nascidos em 17 de Janeiro têm uma forte presença, que tende a dominar na maioria das ocasiões.

Por serem seus objetivos, como mencionado, em geral, muito bem definidos e por mostrarem um controle tão excepcional (pelo menos controle externo), os outros podem sentir-se de certa forma intimidados.

Os nascidos neste dia não pedem permissão para serem quem são. Tendem a desvencilhar-se das inibições que impedem as pessoas comuns de expressarem seus talentos e o lado mais dinâmico de sua natureza.

De fato, os nascidos em 17 de Janeiro tendem a se preocupar com sua realização individual e, em geral, defendem os direitos individuais. Portanto, raramente são bons membros de equipe e, geralmente, funcionam melhor sozinhos.

Não é de admirar que o maior perigo para os nascidos em 17 de Janeiro é perderem o contato com os sentimentos, as preocupações e a filosofia dos outros.

Por não suportarem nenhuma mudança em seus planos, os nascidos neste dia podem colocar sócios, colegas de trabalho e até amigos em uma posição antagônica a eles.

Podem também levar indivíduos menos poderosos (que sintam que não podem competir abertamente com uma pessoa nascida em 17 de Janeiro) a secretamente alimentarem rancores e esperarem o momento propício para agir.

Dessa maneira, é fundamental que se estabeleçam resolutamente em um contexto social e, ao mesmo tempo, fortaleçam amizades e laços familiares.

Acima de tudo, não devem se isolar ou forçar quem está à sua volta a desempenhar papéis estáticos ou indesejáveis.

Continua lendo >>>